Blog do Geraldo José - Nível da Barragem de Sobradinho atinge volume útil 47,72% e pescadores comemoram: assim é bem melhor
Vale do São Francisco - 15 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Junho / 2019 às 06:00

Nível da Barragem de Sobradinho atinge volume útil 47,72% e pescadores comemoram: assim é bem melhor

O reservatório Sobradinho, Bahia vem se recuperando das severas secas dos últimos anos e atinge neste mês de junho o volume útil de 47, 72% do seu volume  útil. Este índice não era alcançado desde o período chuvoso de 2011-2012 e demonstra que a política de gestão adotada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA) está no caminho certo. O nível do Rio São Francisco agora traz esperança para quem depende do Velho Chico, que há mais de cinco anos sofre com a crise hídrica.

O pescador e ex-presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que a Semana do Meio Ambiente, entra trazendo esperança de melhoras. "O nível do Rio São Francisco subiu e assim é bem melhor. O mato já estava tomando conta e agora com o nivel do rio subindo a tendência é melhorar a situação que estava ficando insustentável", avaliou Tadeu. 

Desde o dia primeiro de maio teve início as novas diretrizes para a operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, que é formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Itaparica (BA/PE), Moxotó (AL), Paulo Afonso I, II, III e IV (BA) e Xingó (AL/SE). "A recuperação do rio também permite que embarcações maiores voltam a circular, o que não era possível em alguns trechos do rio. Com essa quantidade de água vai melhorar pra nós", finaliza Tadeu.

Redação Blog
POSTAR
2 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 06 de Junho / 2019 às 09:00
Maicon

E a qualidade da água? Deveríamos estar aliviados com a notícia. Porém, a aflição relacionada aos estragos causados pela "Vale", é constante... Geraldo e equipe... Deixo aqui, sugestão de pauta: Índices de poluentes no rio, na região do médio São Francisco. Precisamos de índices e resultados reais.

publicado em 06 de Junho / 2019 às 09:11
Maicon

E a qualidade da água? Deveríamos estar aliviados com a notícia. Porém, a aflição relacionada aos estragos causados pela, Vale, é constante... Geraldo e equipe... Deixo aqui, sugestão de pauta: Índices de poluentes no rio, na região do médio São Francisco. Precisamos de índices e resultados reais.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.