Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:00

Artigo - Pega na mentira

É comum ouvir de pessoas com experiência de vida mais avançada, os antes chamados de 'mais velhos', que 'se conhece o homem pelo arriar da mala'. Para concordar com o que quer dizer a frase não precisa está na melhor idade. O arriar da mala seria a primeira atitude do chegante, e a forma como este se comporta é a demonstração de sua primeira impressão para os que passam a conhecê-lo.

Não é aceitável que se faça um conceito antecipado (preconceito) daquilo ou daquele que não conhece. O achismo é uma gíria atribuída à "teoria" que é criada por alguém sobre algo com base unicamente nas suas opiniões e intenções, sem nenhum tipo de argumentação concreta ou justificativa. O achismo é praticado por pessoas que desconhecem a natureza de determinado assunto, mas que fazem questão de tentar explicar algo tendo em consideração apenas aquilo o que acham sobre o tema. Apesar de ser algo abominável é bastante comum se deparar com alguém com uma 'opinião formada sobre tudo', certo de que o que acha é a 'verdade verdadeira'.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 22:00

1ª PARADA CÍVICO-MILITAR NAS NOVAS INSTALAÇÕES DO CPM ALFREDO VIANNA

Ocorreu nesta sexta-feira, dia 22, a primeira parada cívico-militar nas novas dependências do CPM Adolfo Viana, realizada em alusão ao 13° aniversário da unidade de ensino, que contou com a presença da comunidade escolar: alunos, policiais militares, professores, funcionários civis e pais de alunos. Estas atividades têm por objetivo transmitir os valores institucionais da PMBA que são a disciplina e hierarquia, cultivados dia a dia na rotina escolar. 

Presidida pelo Tenente Coronel PM Pedro Luiz Brandão Júnior diretor do CPM, e da secretária Sandra Marley, representando o Diretor SEC Jailson Rego Brás, seguiram-se os atos de elogios aos policiais militares recém promovidos, CB PM Hércules e CB PM Marlon, e a entrega dos Certificados do Policial Militar Padrão do mês de fevereiro de 2019, na categoria Oficial. O agraciado foi o CAP PM Ângelo, e na categoria Praça, a CB PM Tereza, eleitos pelos excelentes serviços prestados no desempenho das atividades desenvolvidas.

Ler Matéria Completa
Ascom CPM
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 21:00

Final do Festival Gastronômico acontece na próxima quarta-feira (27)

A final do Festival Gastronômico, ação da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, acontece na próxima quarta-feira (27), às 18h, no Vaporzinho, e conta com participação dos restaurantes Kaori Sushi, Churrascaria Chimarrão, Lozão Cuscuzeria, Bode Assado da Anita, Dino Pizzaria, Check-in Petiscaria e Espetinho do Val. 

O evento contará com apresentações culturais e musicais com: Samba de Véio do Rodeadouro, Alan Cléber, Rogério e Radamés Leal. O Festival Gastronômico, que iniciou dia 17 de janeiro, está em sua primeira edição e foi lançado com o objetivo de fomentar o turismo culinário e incentivar a comunidade a conhecer sua cultura culinária, além de fazer girar a economia.

Ler Matéria Completa
Ascom SECULTE
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 20:00

Combate à corrupção: MPF recomenda a 36 municípios baianos adoção de medidas para evitar fraudes em licitações

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA) expediu recomendações a cada um dos 36 municípios da sua área de abrangência para adoção de medidas buscando evitar eventuais fraudes em licitações. A medida foi adotada a partir de contribuição do Grupo de Trabalho Licitações, da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que encaminhou modelos de atuação nesse sentido para todas as unidades do órgão.

Municípios da área de abrangência do MPF em Campo Formoso: Campo Formoso, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Ourolândia, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova.

Ler Matéria Completa
MP-Bahia
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 19:00

Sobradinho: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adere a "Operação Água Potável" que beneficiará dezenas de famílias rurais

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, aderiu junto a SUDEC – Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, a "Operação Água Potável". O objetivo do programa é atender aos municípios que tenham decretado situação de estado de emergência, oferecendo as famílias de comunidades rurais água potável, através de carros pipa.

A ação beneficiará 38 famílias da zona rural de Sobradinho, cadastradas de outubro do ano passado a janeiro deste ano, após visita dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. De todas os municípios cadastrados, Sobradinho foi a primeira cidade beneficiada com a adesão a operação.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 18:45

Fronteira entre Venezuela e Colômbia tem confronto; Maduro questiona suposta ajuda humanitária: "Com quem Trump se solidarizou até hoje?"

O presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um pronunciamento público na capital Caracas na tarde deste sábado (23). Durante quase duas horas, o líder chavista questionou a suposta ajuda humanitária imposta pelos Estados Unidos e defendeu a soberania do povo venezuelano. “Com quem [o presidente estadunidense Donald] Trump se solidarizou até hoje? Ele odeia os povos da América Latina e Caribe. Por isso quer construir o muro [na fronteira com o México]”, lembrou.

Milhares de pessoas acompanharam o discurso do presidente, que aconselhou a população a “abrir os olhos”, já que “a operação dita de 'ajuda humanitária' quer meter militares no nosso país, para roubar nossas riquezas.” O mandatário convocou a comunidade internacional a se solidarizar com o país e exigir que “Trump tire as mãos da Venezuela" – baseado nos princípios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao final do discurso, o presidente eleito anunciou a ruptura de relações diplomáticas e políticas com a Colômbia, estabelecendo um prazo de 24 horas para que embaixadores e cônsules deixem a Venezuela.

Desde o início, o clima é de tensão na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Tropas venezuelanas jogaram bombas gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestam contra o fechamento da fronteira, o que impede a passagem de ajuda humanitária internacional. Os manifestantes reagiram atirando pedras.

Um dos locais onde ocorreram os confrontos foi na Ponte Francisco de Paula Santander, que liga o estado venezuelano de Táchira com o colombiano Norte de Santander. O governo de Nicolás Maduro mandou fechar as fronteiras em uma área onde grupos ligados a Juan Guaidó, deputado que se autoproclamou presidente.

De acordo com a agência argentina Télam, quatro militares da Guarda Nacional Boliviarana desertaram, cruzaram a fronteira e foram a cidade de Cúcuta, na Colômbia. Ele pedem proteção ao governo de Iván Duque.

Três militares atravessaram a Ponte Internacional Simón Bolívar em dois tanques e entregaram-se aos militares da Colômbia. Um quarto militar atravessou a Ponte Santander que liga Ureña, na Venezuela, a El Escobal, na Colômbia.

 

Agencia Brasil e Brasil de Fato
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 18:00

Ações da Prefeitura de Petrolina ganham destaque em evento da ONU em Olinda 

O Programa Qualifica Petrolina e a Escola Social de Qualificação Profissional ganharam destaque no I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste, realizado na quinta (21) e sexta-feira (22), em Olinda (PE). A reunião faz parte de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat, Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude e Prefeitura de Olinda.  

Durante o evento, foram apresentadas as ações da Prefeitura de Petrolina que possuem o objetivo de desenvolver atividades e ações que contemplem a qualificação profissional, através de parcerias e convênios, com foco na população em situação de vulnerabilidade social.  Entre o público-alvo estão os jovens; mulheres; moradores de rua; usuários de álcool e outras drogas, entre outros.

Ler Matéria Completa
Ascom PMP Giomara Damasceno
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 17:00

Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus celebra seis anos com encontro em Petrolina

Para celebrar o sexto aniversário, o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus realizou mais um encontro em Petrolina. Diversos especialistas que apoiam a causa estiveram presentes no auditório de um hospital particular, localizado na Rua do Coliseu, nº 123, no Centro da cidade.

Durante o encontro foram esclarecidas diversas informações sobre os direitos das pessoas com lúpus e distribuídas carteiras de identificação e cartilhas educativas. Em seis anos de atuação em Petrolina e Juazeiro, na Bahia, o grupo já alcançou mais de 240 pessoas, que tiveram acesso a informações sobre o lúpus. 

Ler Matéria Completa
G1 Foto: Fabiana Bezerra
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 16:00

Ministro afirma que estão sendo adotadas medidas para evitar a contaminação das águas do rio São Francisco

A pluma de rejeitos oriunda do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) não deve chegar ao rio São Francisco. Essa é a estimativa do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, feita durante audiência pública promovida pela Comissão Externa Desastre de Brumadinho (CEXBRUMA), da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (21 de fevereiro).

O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), José Maciel Oliveira, acompanhou o evento a convite do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), relator da CEXBRUMA, e na companhia do deputado estadual Lucas Ramos (PSB-PE), que integra a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

Ler Matéria Completa
Ascom CHBSF Fotos: Agência Câmara / Iara Vidal
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 15:35

Deputado Tum acompanha assinatura de convênios entre o Governo do Estado e pequenos agricultores do sertão

Nesta sexta-feira, 22, o deputado estadual Tum (PSC) participou de um encontro, em Juazeiro, que selou a destinação de cerca de 6 milhões de reais em convênios para cidades dos territórios do São Francisco e doPiemonte Norte do Itapicuru. Entre as iniciativas, estão a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM, em torno de R$ 240 mil), o investimento no processamento do leite de cabra, no município de Uauá (R$ 1,4 milhão), e a criação do Empório da Agricultura Familiar, em Juazeiro (4,6 milhões). 

O encontro contou com a participação do deputado federal e futuro secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, dos prefeitos de Canudos, Genário Rabello, de Juazeiro, Paulo Bomfim, de Senhor do Bomfim, Carlos Brasileiro, além do Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), WIlson José Vasconcelos Dias, do assessor especial do Governo do Estado, Isaac Carvalho, e outras autoridades. 

Ler Matéria Completa
Genesis Comunicação e Marketing
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 15:00

UPAE/IMIP de Petrolina reforça campanha contra o uso do celular

A equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especialidade de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou mais uma ação relacionada à campanha para inibir o uso do celular no serviço, iniciada em outubro do ano passado. A iniciativa tem como público alvo a própria equipe, como também os usuários, e visa agir em cumprimento à Lei Municipal Nº 2.730 de 10/07/15, que proíbe o uso de aparelhos celulares nos estabelecimentos de saúde.

No que rege a lei, os telefones móveis devem ser mantidos desligados ou no silencioso, com exceção do horário de repouso (para os profissionais da saúde). Em caso de situações de emergência ou de comprovada necessidade, deve-se utilizar mediante autorização. O uso indevido do eletrônico no trabalho pode gerar, inclusive, sanções disciplinares/administrativas e, em casos extremos, demissão por justa causa.

Ler Matéria Completa
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 14:35

Prefeitura vai iluminar parte inferior da Orla e implementar segurança e zeladoria do Parque Fluvial

O prefeito Paulo Bonfim autorizou uma série de medidas que vão oferecer mais segurança, conforto e limpeza na margem do Rio Francisco, trecho que compreende toda extensão do Parque Fluvial. Dentre elas, está a iluminação em Led da área. “Já concluímos a instalação dos eletrodutos e vamos começar ainda no mês de março a colocação das luminárias. A margem do nosso Velho Chico vai ficar iluminada, oferecendo às famílias condições de lazer e prática esportiva no período noturno”, disse o prefeito.

Paulo Bomfim também anunciou outras medidas de preservação e segurança para o parque. “A Guarda Municipal terá um destacamento exclusivo para a área, com rondas permanentes. Orientei a SESP a também dispor uma equipe de zeladoria, que ficará responsável pela limpeza e conservação do Parque Fluvial”, explicou.

A obra do parque aguarda apenas a autorização da SPU - Superintendência de Patrimônio da União para a construção dos quiosques e do porto das barquinhas. Todas as exigências já foram atendidas pela Prefeitura de Juazeiro. A administração municipal também vai licitar a troca de toda iluminação da parte superior da Orla e outras áreas da cidade para luminárias de Led.

Ascom-PMJ
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 14:00

Modelo de assistência das Policlínicas tem causado satisfação a população, diz Secretário

O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as Policlínicas Regionais de Saúde, deve se tornar referência para o Brasil. Esta é a expectativa após a visita do secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo, na última quinta-feira (21), em Feira de Santana, que foi acompanhado do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

"Vim conhecer a experiência das policlínicas, que trazem em si um conceito fundamental para a população, que é o acesso. Ou seja, a população tem hoje uma grande estrutura, com um ambiente belíssimo, com tecnologia fantástica, com bons colaboradores, onde conferi que está tendo uma boa aceitação da população. Vou levar para o ministro avaliar se pode ser replicado para o restante do Brasil, pois sem dúvida nenhuma é um grande sucesso", afirma Francisco Figueiredo.

Ler Matéria Completa
Ascom Sesab
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 13:35

Prefeitura divulga 6º edital de convocação do Processo Seletivo da Seduc

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (22), o sexto edital de convocação do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2018 da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada na Superintendência de Valorização do Servidor, localizada na Orla II de Juazeiro, antigo prédio do IFBA, na próxima segunda-feira (25/02).

Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

SEXTA CONVOCAÇÃO SEDUC 2019

Eneida Trindade/SEGESP
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 13:00

UPAE/IMIP de Petrolina convoca usuários para atualização de cadastro

A coordenação da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) solicita que os usuários do serviço (que tenham alterado seus dados cadastrais) compareçam à central de marcação para uma atualização de cadastro. A medida tem como objetivo promover a melhora da comunicação com o paciente e, consequentemente, a otimização dos atendimentos e agendamentos, uma vez que ele é avisado por telefone da antecipação de consultas e exames, por exemplo.

A atualização do cadastro pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h, no ambulatório da UPAE, no setor de marcação. Entretanto, só deve fazer a atualização quem mudou de telefone ou endereço. Se os dados cadastrais permanecem os mesmos, não há necessidade de atualização. "Estamos fazendo essa recomendação na Unidade, através dos nossos profissionais e cartazes, mas achamos interessante ampliar o alcance dessa informação. Não precisa alvoroço. Estaremos fazendo essa atualização por tempo indeterminado", ressalta a coordenadora médica, Bruna Spíndola.  

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 12:30

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura Municipal de Juazeiro publicou, nesta sexta-feira (22), o edital N° 001/2019, que prevê a abertura de Processo Seletivo Simplificado para atender as necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais das Secretarias Municipais de Saúde e de Administração.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: http://sesau2019.juazeiro.ba.gov.br até o dia 11 de março. A seleção será feita por meio de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. Serão disponibilizadas 421 vagas + CR (cadastro reserva) para cargos de nível fundamental, médio e superior.

Após a inscrição online, o candidato deverá levar o formulário de inscrição impresso e já preenchido, com todos os documentos comprobatórios em envelope, até a Superintendência de Valorização do Servidor, para validar a sua participação no processo seletivo. A Superintendência fica situada na Orla II de Juazeiro, S/Nº (antigo prédio do IFBA), e a entrega dos documentos pode ser feita de 25 de fevereiro a 12 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações no telefone (74) 3612-5674. 

EDITAL PSS 2019

Eneida Trindade/SEGESP
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 12:00

Nota de Esclarecimento: Funcionamento comércio período de Carnaval

 O SINTCOPE – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina/PE e o SINDILOJAS – Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina/PE, em virtude das controvérsias geradas em torno do "período de carnaval", vem comunicar  às respectivas categorias, que o dia 04/03/2019 (segunda-feira), o comércio abrirá normalmente.

Comunica ainda, que o dia 05/03/2019 (terça-feira), caso o lojista faça a opção pela abertura neste dia, não há incidência de hora extraordinária, tendo em vista não ser feriado, podendo, inclusive, em caso de fechamento, utilizar dessas horas - não trabalhadas – por meio de compensação com os seus funcionários, em outro dia.   

Acrescenta ainda, que o dia 06 de Março, segue o que determina a lei Estadual nº16.241, no dia 14 de dezembro de 2017.

                                                               Petrolina/PE, 22 de fevereiro de 2019.

Ascom CDL

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 11:00

Carnaval: Ibametro orienta como aproveitar a folia em segurança

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, orienta foliões para aproveitar a folia com segurança. Em algumas cidades como Juazeiro da Bahia, o Carnaval já tomou conta das ruas. "Mesmo nesse período de descontração, é importante seguir essas dicas do Inmetro para que se possa aproveitar a festa ou viagem em segurança", destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Confira:

Fantasias e adereços: - As fantasias devem obrigatoriamente ostentar a etiqueta têxtil, pois nela constam: as informações sobre a composição do tecido, importantes para que sejam evitadas reações alérgicas; dados sobre origem do produto e identificação do fabricante; e cuidados necessários na lavagem e conservação do tecido.

Ler Matéria Completa
Ascom - Ibametro
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 10:00

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza roda de conversa sobre normas do Bolsa Família

Com a finalidade de orientar as famílias cadastradas no Programa bolsa família, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e do setor do Bolsa Família/ Cadastro Único, realizou na quinta feira (21), no CEBEC, uma roda de conversa com as mães, para sensibilizá-las sobre a importância de garantir a permanência dos seus filhos na escola.

Houve a socialização das normas e condicionantes do Programa Bolsa família, através de uma palestra ministrada pela coordenadora do programa e do CAD Único, Polliana Pacheco, que conversou com as mães sobre as faltas de seus filhos na escola, um descumprimento de uma das exigências estabelecidas pelo benefício. A coordenadora do CRAS Vanderléa Reis falou necessidade das beneficiárias se atentarem as exigências do programa.

Ler Matéria Completa
Ascom PMS
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 09:25

Mais de 27 mil candidatos farão concurso da Prefeitura de Petrolina neste domingo

Enquanto muitos petrolinenses já aproveitam o clima de carnaval, outros se preparam para um compromisso bem diferente neste domingo (24): as provas do concurso da prefeitura da cidade. Ao todo, mais de 27 mil candidatos se inscreveram para a seleção  que oferece  370 oportunidades em diferentes níveis de escolaridade. A seleção, lançada em novembro de 2018, disponibiliza 334 vagas para a área da Saúde e profissionais que atuarão na Administração Municipal e ainda 36 vagas para professor de Libras e Braile da Secretaria Municipal de Educação.

O maior número de inscrições foi para o cargo de agente comunitário de saúde que recebeu 5.274 inscritos. A seleção está sendo coordenada pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e as provas serão realizadas no período da manhã e tarde. Atenção - No turno da tarde farão as provas os candidatos inscritos nos seguintes cargos: agente comunitário de saúde,  agente de endemias, agente de inspeção sanitária, agente de vigilância ambiental, auxiliar de laboratório, condutor de veículo de urgência e assistente de criança (babá). Para todos os demais cargos, a prova será realizada no turno da manhã.

Ler Matéria Completa
Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 09:00

Orla de Juazeiro ganhará Empório da Agricultura Familiar

A população de Juazeiro, no norte da Bahia, passará a contar com mais um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e de entretenimento. Nesta sexta-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), para a construção de um Empório da Agricultura Familiar. Com investimento de R$ 1,8 milhões, a estrutura beneficiará 1,5 mil famílias.

O empório, que será construído na orla de Juazeiro, terá espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete, feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da agricultura familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019.

Ler Matéria Completa
Fonte: Ascom/SDR Fotos: Ascom/SDR-CAR
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 08:23

Em Jacobina, Rui se reúne com gestores da rede estadual de ensino

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jacobina, recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), o segundo encontro entre o governador Rui Costa e diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. O objetivo é fazer, pessoalmente, a escuta das demandas colocadas por esses gestores e qualificar a educação na Bahia, tanto do ponto de vista administrativo quanto pedagógico. "Visamos, com isso, aproximar, realmente, a comunidade escolar da Secretaria da Educação e conhecer de perto as carências e urgências das escolas para que a gente tenha um ano letivo produtivo e possa colher os resultados do nosso planejamento", destacou o governador.

Segunda de uma série de 27 reuniões já programadas, a roda de conversa em Jacobina contou com a presença do titular da Secretaria de Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, e de gestores da comunidade escolar do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 16, que abarca, ainda, os municípios de Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (22), no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte/Agreste (Cetep), no município de Alagoinhas. 

Secom Bahia Fotos: Carol Garcia/GOVBA
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 08:00

Palestra em Juazeiro apresenta tendências para o setor de material de construção

Evento faz parte do circuito de encontros do Sebrae Conecta na região

O uso de drone para controlar estoque nas lojas de material de construção. Essa é uma das tendências já utilizadas em grandes redes de varejo no país e que surpreendeu o empresário Eliel Lima. As tendências e inovações no segmento de material de construção foi tema da palestra realizada na última quarta-feira, 21, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro.

O empresário possui franquias de material de Construção em Juazeiro e Petrolina e atua no segmento há 20 anos. Eliel acredita que a tecnologia é sempre uma aliada na boa gestão dos negócios e que os empreendedores do setor precisam estar atentos para acompanhar as transformações e exigências do mercado.

"Seja um programa de computador para registrar as vendas, um tablet para agilizar os pedidos do cliente e enviá-los direto ao caixa, um site de vendas ou a utilização de um drone para monitorar a rotina da empresa, empregar tecnologias e inovação nos negócios é sempre um caminho para sair na frente e se tornar competitivo", destacou o empresário.

Ler Matéria Completa
Agência Sebrae de Notícias Bahia
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 07:23

CORPO DE TRABALHADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL É ENCONTRADO EM CANAL NO ALTO DA ALIANÇA EM JUAZEIRO (BA)

Na tarde desta sexta-feira (22) populares acionaram o Cicom (Centro Integrado de Comunicação) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia em Juazeiro informando a localização do corpo de um homem no canal de esgoto na Rua M do bairro Alto da Aliança. A vítima foi identificada como Cosme Raimundo da Silva, que trabalhava com material reciclável.

Logo depois, nas redes sociais a comunitária Helena de Souza, do bairro Alto da Aliança postou um vídeo denunciando a prefeitura de Juazeiro por não ter concluído o esgotamento sanitário da comunidade. Ela alega que a obra está parada há meses. Equipes da Polícia Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e o corpo foi removido para o IML – Instituto Médico Legal para perícia. A causa da morte do trabalhador ainda não foi revelada.

Da redação fotos do whatsapp
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 07:15

Bolsonaro demite presidente da estatal de comunicação EBC após desentendimento

O presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar o atual presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Luiz Antonio Ferreira, nomeado na gestão do ex-presidente Michel Temer. A exoneração será publicada na edição de segunda-feira (25) do Diário Oficial da União. O nome indicado para substituí-lo é o do atual diretor de operações, Alexandre Henrique Graziani.

Para ser nomeado, o novo presidente ainda precisará passar pela análise do setor de inteligência do Palácio do Planalto, que faz uma triagem sobre a conduta passada do executivo. "Haverá substituição e quem assumirá será Alexandre Henrique Graziani", disse o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

Ler Matéria Completa
FolhaPress
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.