Foram encontrados 23 registros para a palavra: circo

Projetos culturais vão contemplar artes visuais, circo, dança, música e teatro

A Fundação Nacional das Artes (Funarte) lançou o “Funarte Retomada: Programas de Fomento da Política Nacional das Artes”. Estão previstos investimentos de R$ 52 milhões para iniciativas nas artes visuais, circo, dança, música e teatro. O evento aconteceu na sala Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O local está em obras há 12 anos e tem previsão de reabertura total em 2024.

O total de recursos disponíveis para a instituição deve aumentar no próximo semestre. Há a previsão de que sejam apresentados outros programas que totalizem R$ 100 milhões em investimentos do orçamento direto da Funarte para 2023 e 2024. Segundo a presidenta da instituição, Maria Marighella, o foco dessas ações de fomento está na diversidade...

75ª CIPM RECEBE VISITA DOS RESPONSÁVEIS PELO MARCOS FROTA CIRCO SHOW

Nesta quinta-feira (22), a 75ª Companhia Independente de Polícia Militar recebeu a visita do Sr. André Felipe, diretor executivo do Marcos Frota Circo Show.

A organização do circo aproveitou o momento para informar sobre a localização e horário de funcionamento dos espetáculos, bem como do apoip para segurança dos artistas e dos expectadores...

Funceb inscreve até 14 de maio para o edital Qualificação no Circo

Até 14 de maio de 2023, estão abertas as inscrições no edital Qualificação no Circo, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia com objetivo de promover a interlocução entre o Circo Novo (artistas circenses que não vivem sob a lona) e o Circo Tradicional (artista circense itinerante), possibilitando uma troca de conhecimentos. Poderão concorrer projetos de trabalhos artísticos inéditos ou não da linguagem do Circo e que se enquadrem nas categorias: Formação em Circo ou Circo de Lona.

Na categoria Formação em Circo podem concorrer artistas com formação e/ou experiência em transmissão de saberes circenses e que não atuam de forma itinerante...

Seguem abertas inscrições para edital de Qualificação no Circo da Funceb

Com intuito de promover a interlocução entre o Circo Novo, artistas circenses que não vivem sob a lona e geralmente possuem residência fixa, e o Circo Tradicional, artistas circenses itinerantes, possibilitando uma troca de conhecimento, estão abertas as inscrições para a Qualificação no Circo, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A ação já aconteceu antes, nos anos de 2012, 2013 e 2014, e é um dos projetos estruturantes da Coordenação de Artes Circenses da Funceb. A inscrição está aberta até 14 de maio no site da Funceb e é gratuita...

Bahia: Fundação Cultural abre inscrições para o edital de Qualificação no Circo

Já tendo ocorrido nos anos de 2012, 2013 e 2014, a Qualificação no Circo é dos projetos estruturantes da Coordenação de Artes Circenses da Funceb/SecultBA, tendo o intuito de promover a interlocução entre o Circo Novo, artistas circenses que não vivem sob a lona e geralmente possuem residência fixa, e o Circo Tradicional, artistas circenses itinerantes, possibilitando uma troca de conhecimento. As inscrições estarão abertas de 27 de março – Dia do Circo – até o dia 14 de maio no site da Funceb e serão gratuitas.

Podem concorrer projetos de trabalhos artísticos inéditos ou não da linguagem, nas categorias Circo de Lona - grupos de artistas circenses organizados que atuam de forma itinerante; e Formação em Circo - artistas com formação e/ou experiência em transmissão de saberes circenses e que não atuem de forma itinerante...

Prefeitura de Juazeiro fecha parceria com Camaro Circo para levar crianças da rede municipal aos espetáculos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em parceria com o Camaro Circo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá proporcionar às crianças da rede municipal, sessões de matinê dos espetáculos e visitas às Instituições com membros do Circo.

O intuito principal é levar alegria e promover o acesso gratuito das crianças aos espetáculos, como parte de uma das programações da Colônia de Férias...

O circo está armado 

Uma das expressões mais usadas no Brasil, 'armar o circo', é na verdade uma característica de situações mal resolvidas, seguidas de inevitáveis constrangimentos, tanto para quem arma quanto para os envolvidos no contexto.

Dependendo da região, o ato de provocar barulho e confusão é denominado como um 'escarcéu', 'arruaça' e 'barraco', manifestações que acontecem geralmente quando algo não está de acordo com o ponto de vista daquele, ou daqueles, que, por algum motivo, sentem-se prejudicados ou no dever de defenderem o que consideram certo. ..

Respeitável Público: Por onde anda o Circo em Tempos de Covid-19?

Na arquibancada seus olhos se encantavam com o equilíbrio do malabarista, a alegria do palhaço, que te arranca gargalhadas, a coragem do trapezista, a magia do mágico e do espetáculo. Mas, hoje a realidade é outra: são lonas guardadas e artistas circenses sem perspectivas de retorno.

Com a pandemia da Covid-19, esses circenses, que emocionam com sua arte, vivem uma crise financeira e precisam o tempo todo se reinventar para driblar a interrupção das atividades culturais como medida para conter a expansão do novo coronavírus, e sentem na pele a ausência do público...

Artigo – Brasília: o circo está armado!

A vontade de acreditar e até mesmo dar um pouco de confiabilidade a um projeto político que muitos, ou até alguns milhões acreditam, vez por outra, ou quase sempre, depara-se com cenas marcadas por atitudes do Presidente da República, nem sempre tão condizentes com a postura do Chefe de Estado que se deseja para o Brasil. Não é à toa que o seu índice de aprovação inicial decresce violentamente... Eis a pergunta: Será que não existe na sua Assessoria uma pessoa, sequer, com parcimônia e credibilidade, em quem esse cidadão possa ouvir?

O Presidente pronunciar palavrões na hora de desabafos com repórteres, já virou lugar comum e, em nenhum momento, deve ter lhe passado à cabeça o quanto isso representa de péssimo exemplo para a juventude, em visível contradição com aquilo que os pais desejam passar aos filhos. Alguém, jocosamente, já disse: “tira as crianças da sala que o Presidente vai falar”! Permito-me não repetir palavras tão chulas que já ouvimos ao longo desses dois anos, ditas em frequentes explosões incontroláveis de ira. Às vezes imagino que ele ainda não se sente incorporado à liturgia do cargo, ou não está nem aí para o tamanho da envergadura que o cargo representa!..

Candidato do Avante, em nota, alerta para aglomerações e fala em pão e circo em Juazeiro

Em nota encaminhada à redação da redeGN o candidato a prefeito pelo Avante alertou para as aglomerações que estão ocorrendo na corrida sucessória em Juazeiro”

“As eleições municipais de 2020 estão cada dia mais próximas. E o que vemos nas ruas de Juazeiro (BA) são aglomerações de veículos e de pessoas sem máscaras, brigando por candidatos a prefeito, que os incentivam, porém os seus mentores escondem. ..

UNEB em parceria com Colégio Modelo em Juazeiro discute sobre Teatro e Circo na crise contemporânea

O Colegiado de Teatro do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB em parceria com o Colégio Modelo em Juazeiro realiza o programa Teatros Possíveis com o tema "O Teatro e o Circo- que cortinas se abrem em uma crise?" realizado neste sábado (29), às 14h. Com transmissão pelo perfil do Instagram @modelojuaacontece.   

A live visa refletir sobre a produção na área de Teatro e Circo diante da crise contemporânea e quais relações podem ser construídas entre a formação técnica na educação básica e o ensino superior. Além de discutir sobre o teatro como formação profissional e para transformação da sociedade a partir de análises que cruzam a produção histórico-cultural com as questões atuais.  ..

UNEB em Senhor do Bonfim aborda sobre a situação dos circos na pandemia 

O projeto "Videoartes contra o coronavírus" do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza sua nona produção "Circo na pandemia". O audiovisual aborda sobre os circos que desmontaram picadeiros e os artistas circenses que impossibilitados de trabalhar estão vivendo de doações. 

O circo leva alegria para as pessoas por onde passa, mas devido as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o distanciamento social, o circo que depende do público para se manter, não pode realizar suas apresentações, ficando a mercê de doações e auxílios do governo...

Parada de Natal leva sonho e magia do circo para crianças carentes de Juazeiro

Evento vai unir o Papai Noel do Juá Garden Shopping com os artistas do circo Marcos Frota. 

A magia do Natal e do circo estarão juntas. A alegria do picadeiro vai se unir ao sonho de uma noite feliz e animar Juazeiro e as crianças atendidas pelo Lar Maria de Nazaré, no bairro do Quidé. ..

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL – UM LIVRO QUE NOS CONTA A NOSSA HISTÓRIA PELO VIÉS DO TEATRO E DO CIRCO

Resenha por: Edvan Cajuhy ¹.

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL..

Fundação Cultural do Estado participa do I Encontro de Circo na Universidade, em Senhor do Bonfim

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Vika Mennezes participará do I Encontro de Circo na Universidade, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município. O evento é uma iniciativa do Colegiado do Curso de Teatro, Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB.

Na ocasião, terá oficinas de Iniciação a manipulação de objetos, e de Técnicas circenses, mesas de debates sobre temas como "O circo no Brasil", e "Experiências formativas na área de Circo", além de lançamento de livro e atividades culturais...

O Deputado Estadual Marcell Moraes é autor da Lei que Proíbe Animais em Circos em toda a Bahia

O deputado e protetor dos animais, Marcell Moraes, depois de muita luta conseguiu a sanção do seu Projeto de Lei que PROÍBE ANIMAIS EM CIRCOS em toda a Bahia. Pensando no sofrimento e maus-tratos que os animais vivenciam nos circos, o parlamentar estava há anos na luta para mudar essa antiga realidade.

É de extrema importância que a população tome consciência do quanto é doloroso para os animais viverem em circos. O espetáculo passa uma falsa ideia de ser seguro e divertido, mas infelizmente não é. Os animais em circos sofrem maus-tratos, onde são submetidos a torturas físicas e psicológicas, têm uma péssima condição de vida, longe do seu real habitat. Diferente dos artistas humanos, os animais são obrigados a fazerem parte do show...

Deputado Marcell Moraes comemora aprovação do seu projeto que proíbe animais em circos

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de n °(21.137/2015), do deputado estadual Marcell Moraes (PV), que proíbe espetáculos de circos que utilizam animais, sejam eles selvagens, domésticos, nativo ou não, em todo estado.

Segundo o parlamentar, é triste a realidade vivida pelos animais nos circos, que são servidos como entretenimento enquanto estão sendo mantidos em condições de extrema crueldade...

Deputado Marcell Moraes comemora aprovação do seu projeto que proíbe animais em circos

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei n° (21.137/2015), do deputado estadual Marcell Moraes (PV), que proíbe espetáculos de circos que utilizam animais, sejam eles selvagens, domésticos, nativo ou não, em todo estado. Segundo o parlamentar, é triste a realidade vivida pelos animais nos circos, que são servidos como entretenimento enquanto estão sendo mantidos em condições de extrema crueldade.

"Uma decisão inédita que, na condição de protetor, me deixa muito feliz. Esses animais sofrem tortura, passam fome, sentem frio, são submetidos a horas de exaustos treinamentos, uma completa crueldade. Conseguimos acabar com essa maldade. Lugar de bicho é na natureza, e não em circo. O sofrimento de um animal jamais será um entretenimento", explica Moraes...

Deputado Marcell Moraes comemora aprovação do seu projeto que proíbe animais em circos

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de n °(21.137/2015), do deputado estadual Marcell Moraes (PV), que proíbe espetáculos de circos que utilizam animais, sejam eles selvagens, domésticos, nativo ou não, em todo estado.

Segundo o parlamentar, é triste a realidade vivida pelos animais nos circos, que são servidos como entretenimento enquanto estão sendo mantidos em condições de extrema crueldade...

Artistas circenses de Juazeiro trocam experiências com a produção do Marcos Frota Circo Show

Na última sexta-feira, 07, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes realizou encontro de artistas do Circo Benjamin Chaves, do Núcleo de Arte e Educação Nego D’água (Naenda) com o Marcos Frota Circo Show no Juá Garden, que está em Juazeiro desde o dia 30 de junho e ainda não tem previsão de partida.

“Levamos o grupo do circo Benjamim Chaves, do Naenda, para uma troca de experiências na vida do circo. O Naenda tem dois anos de circo montado e participaram de um bate papo com o produtor executivo do Circo Marcos Frota, que tem 30 anos de experiência no assunto. Eles falaram muito sobre a atuação do palhaço, do respeito ao público, à família, à criança”, conta Josinaldo Cícero, superintendente de eventos...