Foram encontrados 17 registros para a palavra: 42 anos

Aeroporto de Petrolina completa 42 anos neste sábado (28)

No próximo sábado (28), o Aeroporto de Petrolina (PNZ) faz aniversário e completa 42 anos contribuindo para o desenvolvimento do sertão pernambucano e de Juazeiro, da Bahia, devido sua localização estratégica no coração do Vale do São Francisco, movimentando o turismo na região.

Desde março de 2022, o terminal é administrado pela CCR Aeroportos, que ao longo do período realizou uma série de melhorias entre muitas que ainda serão implantadas futuramente...

Corpo de radialista de 42 anos é encontrado após ser arrastado por correnteza em Chorrochó-BA

Foi encontrado nesta segunda-feira (5), o corpo do radialista José Eduardo dos Santos, o popular “Velho Zé”, da Rádio Educadora de Belém do São Francisco (PE), de 42 anos.

Na noite desse sábado, 3 de dezembro, o locutor e um amigo estavam em uma motocicleta quando ao tentarem atravessar uma passagem molhada sobre um riacho foram arrastados pela correnteza. O acidente aconteceu na noite de sábado (4), no povoado Riacho Grande, no município de Chorrochó, Bahia...

Dirigentes, parlamentares e prefeitos comemoram 42 anos do PT e mobilizam militância

O senador Jaques Wagner, dirigentes do Partido dos Trabalhadores da Bahia, deputados e deputadas federais, deputados e deputadas estaduais, prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, secretários de Estado e dirigentes dos Diretórios Municipais da legenda no estado comemoraram, neste domingo, dia 13, os 42 anos do PT no Brasil e na Bahia, em uma live especial transmitida no Youtube, Facebook e Instagram.

Na ocasião, os petistas destacaram o compromisso do Partido em defesa do brasileiro, as lutas pela transformação do Brasil e da Bahia e do entendimento de que não existe democracia sem inclusão social...

Ex-Gerente de Jornalismo da TV Grande Rio, Elizandro Oliveira, morre aos 42 anos de infarto

O ex Gerente de Jornalismo da TV Grande Rio, Elizandro Oliveira, morreu de infarto neste sábado (20), em Curaça, Bahia. A informação deixou toda a categoria de jornalistas e radialistas e profissionais de comunicação consternados. Elizandro nasceu em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul.

Elizandro também trabalhou na Rede Amazônica e por anos exerceu função no Sistema Grande Rio de Comunicação. Ele estava morando no Amapá e estava a passeio em Curaçá, terra natal da esposa também jornalista Larissa Brandão e havia planos de abrir uma empresa em Petrolina...

Ator Paulo Gustavo morre aos 42 anos vítima da Covid-19

O ator, humorista e diretor Paulo Gustavo morreu na noite desta terça-feira (4) em decorrência de complicações da Covid-19. Ele tinha 42 anos e deixa dois filhos de 1 ano de idade, Romeu e Gael, e o marido, o médico Thales Bretas, com quem se casou em dezembro de 2015. 

Internado desde 13 de março, ele realizou tratamento em um hospital privado em Copacabana, no Rio de Janeiro.  Pouco depois, em 21 de março, Paulo Gustavo teve de ser intubado devido às dificuldades respiratórias causadas pelo novo coronavírus. ..

Inauguração de praça no Castelo Branco marca comemoração dos 142 anos de Juazeiro

A Praça João Antônio Ferreira, localizada na Quadra B do bairro Castelo Branco, foi inaugurada nesta sexta-feira (17), pelo prefeito Paulo Bomfim, em mais uma agenda comemorativa aos 142 anos de elevação de Juazeiro à categoria de cidade, celebrado no na ultima quarta-feira (15). A entrega do equipamento, contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri, do deputado estadual Crisostomo Lima (Zó), vereadores, secretários de governo, entre outros.

“Estamos trabalhando em toda a cidade, devolvendo os espaços públicos aos cidadãos. As pessoas voltaram a ocupar as praças de Juazeiro com suas famílias, em momentos de lazer, convivência e prática de esportes. Essa é uma prioridade da nossa gestão e estamos fazendo isso de forma integrada entre todos os órgãos da administração. Vamos seguir trabalhando para melhorar cada vez mais a vida do povo de Juazeiro e assim comemorar o desenvolvimento da nossa Juazeiro”, disse o prefeito Paulo Bomfim...

Juazeiro Completa 142 anos e gestão municipal entrega obras para comemorar data

Para comemorar os 142 anos de elevação à categoria de cidade de Juazeiro, completados nesta quarta-feira (15 de julho), a gestão municipal vai entregar nesta sexta-feira (17) duas grandes obras a população juazeirense: a construção das Praças Apóstolo Paulo, no bairro Jardim São Paulo e João Antônio Ferreira, no bairro Castelo Branco.

As praças que serão entregues são espaços públicos de lazer, esporte e diversão, e contribuem diretamente para a melhor qualidade de vida das pessoas. Na Praça João Antônio Ferreira, por exemplo, recebeu parque infantil, bancos, luminárias, área para estacionamento e paisagismo, equipamentos que transformam a área em um espaço de convivência aprazível...

Prefeitura inaugura as Escolas Oscarlina Tanuri e Joana Ramos em comemoração aos 142 anos de Juazeiro

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (17), mais duas escolas da rede municipal de ensino reformadas, ampliadas e climatizadas, dentro da programação em comemoração aos 142 anos de Juazeiro.

As escolas Oscarlina Tanuri e Joana Ramos, localizadas nos distritos do Junco e Itamotinga, respectivamente, irão beneficiar cerca de 90 alunos da Educação Infantil até o 5º ano, além de homenagear duas professoras que tem um grande legado na Educação do município...

Em comemoração aos 142 anos de Juazeiro governo irá inaugurar oito novas estações elevatórias nesta sexta-feira (17)

Ampliar o saneamento básico para toda sede do município. É com este objetivo que a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, inaugura nesta sexta-feira (17), oito novas estações elevatórias dentro da programação de aniversário dos 142 anos da cidade. 

Entre os benefícios das novas estações elevatórias, estão: a diminuição de esgoto presentes nos canais do Itaberaba e Malhada e o aumento significativo de água limpa nestes canais...

Empresas, órgãos, pessoas e artistas homenageiam Juazeiro pelos 142 anos de cidade

Confira a íntegra AQUI ..

Homenagem: O silêncio eloquente nos 142 anos de Juazeiro/BA

A cidade de Juazeiro amanheceu vazia e em silêncio. Um sábio silêncio. Esta é uma oportunidade de reflexão e aprendizado. É seu aniversário de 142 anos de emancipação política, e aniversário simboliza renascimento, recomeço da vida.

Diante  da ameaça invisível que nos atemoriza, é  hora de ampliar a empatia, ajudando e auxiliando o  próximo, na certeza que sairemos dessa crise com um novo olhar sobre nós mesmos e sobre o mundo. É tempo de desacelerar, de olhar para dentro, pois aí pode estar a saída. É tempo de repensar os modelos de negócios, descobrindo novos caminhos. Afinal, somos tão criativos, não é mesmo?..

Multiartista Marlus Daniel homenageia Juazeiro por seus 142 anos

O multiartista Marlus Daniel, que é artista plástico, ator e diretor teatral, reside as margens do Velho Chico há exatos 15 anos. O Juazeirense de coração, natural da cidade de Remanso, Bahia faz uma homenagem pra Juazeiro por ter sido tão bem acolhido e ter sido recebido de braços abertos, com uma série de novas pinturas sobre a cidade pelos seus 142 anos que ocorre no dia 15 de julho.

Sempre valorizando a caatinga, o sertão, o Vale do São Francisco, o Multiartista retrata principalmente as lendas, o folclore e a cultura ribeirinha, numa demonstração de amor à cidade, já que o mesmo acredita em que toda arte tem o poder de educar, de transformar, de crescer e de embelezar.  ..

Parabéns Juazeiro pelos 142 anos de cidade!

..

Sem aglomerações, inaugurações de equipamentos, pavimentação e requalificação da Maternidade Municipal marcam a programação de aniversário de 142 anos de Juazeiro

Os 142 anos de Juazeiro serão celebrados de forma mais contida, sem festas de ruas. Contudo a cidade vai continuar a ganhar presentes, com inaugurações nas áreas de Infraestrutura, Educação e Social. Para evitar aglomerações, as solenidades ocorrerão de maneira reservada e os poucos participantes deverão seguir as normas sanitárias e de distanciamento social.

No dia 15 de julho, após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Paulo Bomfim assina a ordem de serviço para a requalificação da Maternidade Municipal, com reforma geral e climatização do hospital...

Jovem mata homem de 42 anos após assédio sexual

Foi morto a golpes de canivete na Rua Dom Vital, centro de Petrolina, um homem de 42 anos.  Segundo informações prestada na delagacia, Sulamita Farias, 19 anos, matou Antônio Fernando Santos após ter sido assediada. O companheiro da acusada informou a Polícia que a vítima passou a mão nas nádegas de Sulamita e que ela então "pegou um canivete e deu umas facadas no homem e fugiu tomando destino ignorado".

O corpo da vítima foi removido para o IML e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil...

Índio Hélio de 42 anos conquista graduação inédita para seu povo com trabalho sobre história da tribo

Integrante da tribo indígena Xukuru, de Pesqueira, no Agreste, Hélio Ferreira Coelho acaba de conquistar um título histórico para seu povo: a graduação em arquitetura e urbanismo. Primeiro de sua tribo a se formar no curso, o índio mostrou que o passo inicial para conquistar objetivos é acreditar nos sonhos. Há seis anos, pensou em estudar em nível superior. Preparou-se e conseguiu uma vaga na Faculdade, onde se formou na semana passada. No dia da colação de grau, fez questão de usar na cabeça o cocar e um colar de sementes no pescoço, símbolos da sua tribo.

A ideia de fazer arquitetura e urbanismo surgiu da necessidade de conhecer sua própria história e a de seu povo, tema do trabalho de conclusão. “Quis conhecer a dinâmica da cidade (Pesqueira) depois da homologação das terras, em 2001”, disse. ..

Codevasf comemora 42 anos de tempos mais férteis para os Vales

Neste sábado, 16 de julho, foi comemorado o aniversário da Companhia de  Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),  que, ao longo de 42 anos de trabalho, mudou o cenário do norte de  Minas Gerais e do Nordeste brasileiro. Criada em 1974, a Companhia  sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a  Comissão do Vale do São Francisco (CVSF).

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a empresa pública  promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas  dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização  sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades  produtivas para a inclusão econômica e social. Para atender à  população em sua área de atuação, nos estados de Pernambuco, Alagoas,  Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão  e Ceará, a Codevasf dispõe de oito Superintendências Regionais e  Escritórios de Representação e de Apoio Técnico.

"A Codevasf tem por missão desenvolver, com sustentabilidade, as  regiões onde atua. Para isso, executa diversas ações, como os projetos  de irrigação; o Programa Água para Todos, que instalou cisternas para  armazenamento de água no semiárido brasileiro; o Programa de  Revitalização, que tem levado vários projetos de saneamento, melhoria  da qualidade e da quantidade de água para população. A empresa atua,  ainda, no apoio aos Arranjos Produtivos Locais, na recomposição da  ictiofauna e na execução de emendas parlamentares. Além disso, tem  hoje um de seus maiores desafios, que é a operação do PISF, o Projeto  de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste  Setentrional. É a Codevasf atuando pela promoção da melhoria da  qualidade de vida da população das bacias dos rios São Francisco,  Parnaíba, Itapecuru e Mearim", ressalta Kênia Marcelino, funcionária  de carreira há 13 anos.

Para revitalização das bacias hidrográficas, a Codevasf já investiu R$  1,85 bilhão. Esses investimentos resultaram em diversas obras e ações  já concluídas, como a construção de 82 sistemas de esgotamento  sanitários; a realização de sete obras de tratamento e destinação  final de resíduos sólidos; a construção de 39 mil barraginhas de  acúmulo de águas superficiais; a recuperação e/ou proteção de 1.177  nascentes recuperadas e/ou protegidas; e a produção de 61 milhões de  alevinos para repovoamento de corpos d'água com espécies nativas.

O chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de  Itiúba, em Alagoas, Álvaro Albuquerque, destaca os benefícios desse  trabalho. ?Ao longo da sua história, a Codevasf tem trabalhado para  reprodução de peixes de espécies nativas para soltura em rios,  aguadas, açudes e rios contributivos do São Francisco, visando a  reparar os danos ambientais causados ao meio ambiente por conta do  desmatamento e da construção de barragens e beneficiar as famílias  ribeirinhas, que vivem da pesca e que retiram dela uma maneira de  suprir a sua fonte de proteína a baixo custo?, destaca.

De acordo com o assessor do diretor de revitalização e especialista em  recursos pesqueiros, Albert Bartolomeu, o trabalho desenvolvido pela  Codevasf na área de recursos pesqueiros tem demonstrado um alcance  muito grande.

"Atualmente, a Codevasf domina a tecnologia de reprodução de várias  espécies de peixes. Hoje, já são 35 espécies nativas do São Francisco  sendo reproduzidas em nossos centros. Essa é uma das formas de mitigar  impactos ambientais ao reintroduzir espécies em processo de extinção.  Além disso, por meio dessa tecnologia desenvolvida e aplicada pela  Codevasf, são reproduzidas espécies importantes para aquicultura  comercial ao ponto de a empresa ser responsável por significativos  avanços dessa atividade no Brasil", avalia.

A partir da década de 1960,  a empresa implementou e consolidou uma  série de projetos de irrigação em várias localidades do Vale do São  Francisco. Segundo dados da Área de Gestão de Empreendimentos de  Irrigação, a agricultura familiar desenvolvida nos projetos públicos  irrigados geridos pela Companhia ocupa uma área de 96,7 mil hectares e  resulta na produção de 3,5 mil toneladas de itens agrícolas, sobretudo  frutas. Hoje, com 42 anos de existência, a Codevasf é referência em  irrigação em todo o país.

Para estimular o uso racional da água na irrigação e proporcionar uma  atividade mais eficiente e sustentável, a empresa estimula os  produtoresa substituirem os sistemas de irrigação menos eficientes,  como os de sulco (superfície), por outros mais eficientes, como os do  tipo localizado (gotejamento e microaspersão). Deusival Saraiva de  Souza mora no perímetro irrigado de Mandacaru, em Juazeiro (BA), com a  mulher e dois filhos desde 1995. Ele comemora os saltos alcançados na  produção de frutas após a mudança do sistema de produção. ?Quando era  o outro sistema de inundação, a gente já não estava produzindo quase  nada. Depois que trocou o sistema e colocou por gotejamento, os  benefícios foram muitos e a produção melhorou demais?, conta.

Ao longo da trajetória, a Codevasf levou uma variedade de ações de  inclusão produtiva rural a milhares de famílias de agricultores  residentes no semiárido brasileiro, região que é o foco da maior das  ações do Plano Brasil sem Miséria. A empresa promoveu a inclusão  produtiva dessas famílias por meio do fomento a atividades como  apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura,  cajucultura, entre outras.

O diretor-presidente da Associação de Apicultores de Campo Maior  (Apicam), Sebastião Costa Melo, conta que a produção melhorou bastante  com o apoio da Codevasf. ?A gente teve uma captura de enxames boa e a  produção também foi satisfatória. Cada colheita está dando uma média  de um litro por favo, o que está rendendo entre 10 a 20 litros de mel  por colmeia. Está todo mundo satisfeito com as vendas. Eu acredito que  não existe atividade mais promissora do que a apicultura?, relata.

Desde 2014, a Codevasf tem um novo desafio como Operadora Federal do  PISF, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do  Nordeste Setentrional. Cabe à Companhia receber a infraestrutura  implantada pelo Ministério da Integração Nacional ao longo do projeto  (canais, estações de bombeamento, equipamentos eletromecânicos, entre  outros) para exercer as atividades de gestão, operação e manutenção  das estruturas. O PISF busca proporcionar segurança hídrica a 12  milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará,  Paraíba e Rio Grande do Norte. ..