JUAZEIRO TEM 396 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE

De acordo com o setor epidemiológico de Juazeiro, 396 casos de dengue foram confirmados até o momento no município, da Chikungunya em 2014 foram 8 casos confirmados e neste ano foram 17 (8 descartados e 9 em investigação), da Zika 30 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados.

No momento, são investigados pelo setor de vigilância Epidemiológica do município, 04 casos de microcefalia em bebês que nasceram na Maternidade Municipal de Juazeiro. Segundo a secretaria, ainda não há qualquer confirmação de que estes casos estejam relacionados com o zika vírus. No entanto, os bebês estão sob acompanhamento médico em razão da necessidade de confirmação da possível causa do quadro de microcefalia, cuja principal característica é o tamanho do crânio inferior ao tamanho considerado normal, que habitualmente é superior a 32 cm.

A secretaria realiza o Programa de Controle de Muriçoca e combate à dengue (Aedes Aegypti), realizado semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação, que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município, atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca.

Outra estratégia foi a disponibilização do número (74) 9 9198-3057, específico para receber denúncias e pedidos de vistoria nas residências para troca de informações através do aplicativo What's App. Mais uma ferramenta de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, através de mensagem de texto, áudio ou vídeo, a qualquer hora. Quem não tiver acesso ao What's App, poderá entrar em contato através do disk denúncia 74 3612-3763, também em horário comercial. 

Em Petrolina

Foram registrados em Petrolina 9 casos de microcefalia e, segundo informações da secretaria de Saúde, o município vem desenvolvendo uma série de ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre ações que vem sendo realizadas, estão a contratação de novos Agentes de Combate as Endemias, a criação de um Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, com a participação das Secretarias de Saúde, Comunicação, Infraestrutura, Educação, Ordem Pública e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária; Ações Educativas em diversas instituições; Realização de Mutirões de Combate ao Mosquito nos finais de semana, Parceria com o Exército, entre outros. As famílias e as crianças com microcefalia estão sendo atendidas por uma equipe multiprofissional (pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista) disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, além de todos os exames e procedimentos necessários.

Com informações das secretarias de Saúde de Juazeiro e Petrolina