Blog do Geraldo José - Médicos cubanos em Petrolina ampliam a cobertura em Saúde da Família no município e levam mais saúde para as pessoas



Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Médicos cubanos em Petrolina ampliam a cobertura em Saúde da Família no município e levam mais saúde para as pessoas
Política
27 de Dezembro / 2013 às 08:30

Há pouco mais de um mês de atendimento nas comunidades do interior de Petrolina, os médicos intercambistas cubanos e a comunidade em geral já comemoram as atividades dos novos profissionais nas unidades de saúde na zona rural do município. No início do mês de novembro as comunidades do N-7 e do N-10 receberam, cada uma, um profissional médico para o programa Saúde da Família. Em Rajada e Izacolândia,  os distritos receberam dois novos profissionais para cada unidade. A profissional médica Yarima Del Rio, fala da sua primeira experiência nas comunidades em Petrolina. “No distrito de Rajada as pessoas são atenciosas e cautelosas, contamos com o apoio da comunidade e atendemos a cada pessoa com total atenção, ouvimos, compreendemos e damos os encaminhamentos necessários. Já temos uma grande proposta de saúde educativa e comunitária para quando inaugurarmos a unidade AME, aqui de Rajada”, explica.

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, mostra os avanços com o programa “Mais médicos”, para as pessoas. “Temos uma cobertura em Saúde da Família que é a maior dos municípios de médio porte de Pernambuco, os novos médicos ampliaram ainda mais essa cobertura, a nossa meta é trazer ainda mais profissionais para cuidar da saúde de cada família de Petrolina”, declara. O aposentado Juvêncio Jose Rodrigues explica como vem sendo o acompanhamento dos médicos no interior de Rajada. “As duas médicas são atenciosas e bastante cuidadosas com todos, temos a certeza de que estamos sendo tratados com dignidade”, pontua. 

No N-7 e N-10, as comunidades se  mostraram satisfeitas com a atenção recebida pelos profissionais intercambistas de Cuba. Lucimar Barbosa conta como ficou o atendimento médico na unidade. “Desde que recebemos os médicos ,aqui no N-10, o atendimento ficou ainda mais rápido, tenho a atenção que preciso, e toda a minha família conta com cuidados especiais do médico”, enfatiza a aposentada. “Em nenhum outro lugar do mundo fomos tão bem recebidos quanto fomos por essas equipes de saúde. No N-07, as pessoas cumprem todas as indicações médicas, o mais importante é que conseguimos realizar um serviço de excelência com todas as pessoas”, explica o médico intercambista, Alain Galindo. “Estamos nesta unidade buscando uma área maior para acomadar a ESF que foi ampliada”, completa a secretária Lucia.

Em Izacolândia a realidade é ainda melhor, os dois médicos intercambistas somaram esforços às equipes de saúde de família da AME- Isaac Coordeiro. Os novos profissionais dinamizaram as ações da unidade que agora conta com mais médicos para atender a comunidade, como conta a profissional cubana, Amarililys Matos. “Estamos promovendo ações que melhoram a saúde das pessoas de Izacolândia, a troca de experiências com os profissionais da unidade são fundamentais param que acolhamos cada um com a preocupação e o compromisso com a saúde dessas pessoas” conclui.

Ascom - Prefeitura Municipal de Petrolina

6 Comentários
quim
Postado em: 27 de Dezembro / 2013 às 10:47
Até aí tudo bem,mas,até quando vai esta sacanagem em se pagar Bolsa Familia para os medicos enquando o restante do salario ao qual e teriam direito vai para para uma Mumia cubana ? Cade os Direitos humanos para os Medicos cubanos ?Voltamos a ser escravagistas em pleno seculo 21 ?...
CARLOS CRICRI
Postado em: 27 de Dezembro / 2013 às 13:38
GRAÇAS A DEUS. QUE NOTICIA EXCELENTE. VIVA LULA E DILMA. O POVO QUER DILMA
Guarabira Queiroz Lima
Postado em: 27 de Dezembro / 2013 às 14:17
CARLOS CRICRI você é uma pessoa muita inteligente, fez uma grande descoberta, sem precisar usar as cartas de tarô de madame Beatriz ou a bola de cristal de mãe Dinah. Vou te contratar como detive particular para saber se o povo também me quer. Viva eu e o povo, juntos venceremos. Fogo em morro acima, água em morro abaixo, e o povo quando quer, nada fica em pé.
quim
Postado em: 27 de Dezembro / 2013 às 15:40
Realmente o povão quer a Dilma...fora do governo,ainda mais quando descobrir que o salario minimo do proximo ano será relativamente menor do que o atual.Trocando em miudos,com o proximo salario se comprará menos coisas do que compra com o que se recebe agora.Conversm com as pessoas nos Supermercados e verão o quanto ja murchou a bola de Dilma e de Lula.Se o PT não jogar sujo como sempre jogou,estara fora do governo na proxima legislatura...
marcio
Postado em: 27 de Dezembro / 2013 às 20:57
TUDO BEM,VAMOS DIZER QUE DILMA E LULA ESTÃO FORA DA PRESIDÊNCIA,QUEM DESSE NOVOS CANIDATOS ESTAR MAIS PRONTO PARA ASSUMIR O CARGO DE UM PRESIDENTE,EDUARDO CAMPOS OU AÉCIO NEVES???
Guarabira Queiroz Lima
Postado em: 29 de Dezembro / 2013 às 12:55
A meu ver, meu caro Márcio, se eu não estivesse fora do pleito, o Senador Aécio Neves é o mais preparado para o cargo de Presidente da Republica, já foi Presidente da Câmara dos Deputados, duas vez Governador de Minas Gerais, um grande Estado da Federação Brasileira.
Escrever Comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage