Secretárias da Saúde de Juazeiro e Petrolina se reúnem para alinhar serviços prestados nos dois municípios

A Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro recebeu na segunda-feira (21) a Secretária de Saúde de Petrolina Magnilde Albuquerque e representantes da SESAU de Petrolina.  O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações que acontecem em ambas as cidades para um detalhamento e conhecimento técnico do que as cidades coirmãs estão realizando no Vale do São Francisco. 

A secretária de Petrolina colocou em discussão assuntos como as ações  e incentivos para os agentes  de endemias, funcionamento da Central de Regulação em Juazeiro, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cobertura vacinal e estratégias  adotadas, agendas de consultas nas Unidades Básicas  de Saúde  (UBS) e o acolhimento de demanda espontânea. 

Já Juazeiro trouxe para o encontro discussão acerca do Programa de Melhoria  do Acesso e da Qualidade na Atenção  Básica  (PMAQ), regulação  de leitos no Hospital Clínica Nossa Senhora  de Fátima com integração da rede psicossocial Juazeiro-Petrolina, alta e reinserção de pacientes na RAPS - a partir de 1º/02 o sanatório passará a ser serviço de portas fechadas para demanda espontânea com internamento mediante regulação. Na parte de vigilância sanitária a pauta foi instalação de processos administrativos, processo de multa, instâncias julgadoras e apoio jurídico. 

De acordo com Magnólia Albuquerque as duas secretarias começaram um colegiado para discutir junto ao corpo técnico os projetos exitosos e também as dificuldades enfrentadas por cada uma. “Somos cidades vizinhas unidas por uma ponte e compartilhamos as mesmas dificuldades seja de recurso ou de assistência e, conversando com as duas equipes, estamos trazendo as experiências exitosas de uma e da outra para somarmos para tentar qualificar nossos trabalhos em Petrolina e em Juazeiro”, pontuou.

Débora Sousa/SESAU