Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Janeiro / 2018 às 10:00

Presidente do PEN se diz aliviado com saída de Bolsonaro

O presidente do PEN-Patriota, Adilson Barroso, se disse "aliviado" com a desistência de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de ser o candidato por sua legenda. "Fiz das tripas o coração para tê-lo com a gente, mudei o nome do partido, mexi no nosso estatuto, dei mais de 20 diretórios para o grupo dele. Mas você não pode ser convidado para entrar em uma casa e depois querer tomar ela inteira para você, expulsando seus moradores originais", disse o dirigente. 
 
Barroso afirmou que o relacionamento dele com Bolsonaro teria sido "envenenado" pelo advogado e assessor do deputado Gustavo Bebianno - que, segundo Barroso, queria tomar o "partido inteiro para o grupo de Bolsonaro".

O rompimento já havia se insinuado quando deputados da legenda se rebelaram contra o que chamavam de "fome" do grupo bolsonarista. Os deputados Walney Rocha (RJ) e Junior Marreca (MA) se posicionaram contra as mudanças no estatuto da legenda - principalmente aquela que impede alianças com partidos de esquerda (Marreca, por exemplo, é aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino, que é do PCdoB).

Ler Matéria Completa
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
publicado em 07 de Janeiro / 2018 às 09:00

MAURIÇOLA E CONVIDADOS NO CHECK-IN EM JUAZEIRO

Os artistas estão sempre se renovando e não é diferente com o cantor, compositor e publicitário juazeirense Carlos Maurício Dias (Mauriçola).

Nesta temporada de verão ele vai estar no check-in Juazeiro e com diversos convidados Camila Yasmine e a maior "jam" do início de 2018. Dias 12 e 13 de janeiro com a participação especial de Soneca, Edesinho e vários outros convidados sempre às 19:00h.

“Vamos misturar Bossa Nova, Pop, MPB e o melhor de todos os carnavais” expressou Mauriçola com um misto de alegria e satisfação.

Da Redação
publicado em 07 de Janeiro / 2018 às 08:05

‘Feijoada Solidária’ arrecada fundos para manter ações de projeto social em Juazeiro e Petrolina

Neste domingo (07), será realizada em Petrolina, uma ‘Feijoada Solidária’. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para o projeto social ‘Fazendo com Caridade’, que realiza ações filantrópicas na região. Mais de dez atrações musicais se apresentarão a partir das 11h na casa de shows Zé Matuto, na Zona Leste da cidade. A entrada custa R$ 15.

Entre as atrações musicais, estão os shows de Gláucia Lessa, Keu Dantas, Marcelo Mendes, Trio Granah, Elisson Castro, Rafael Rocha, New Bis, entre outros. Todos os artistas se apresentarão de forma voluntária.

De acordo com o organizador do evento e coordenador do projeto social, Jadson Alves, a renda obtida no evento servirá para que o grupo, que hoje conta com 27 voluntários, dê continuidade às ações que já realizava em 2017. “O projeto é mantido com dinheiro do nosso próprio bolso. E a gente parou e pensou ‘por que não fazermos um evento onde as pessoas colaborassem a ajudar o próximo?’ ”, disse.

O projeto 'Fazendo com Caridade' surgiu há oito meses e desde então realiza ações em casas geriátricas, como o Cantinho do Aconchego, em Petrolina, em centros de apoio ao menor e outras ONGs que necessitam de auxílio.

Além de atender pessoas em situação de rua, através do Cuscuzão e Sopão Solidário, que acontece às quartas e sextas-feiras em Petrolina e Juazeiro, na Bahia, e realizar entrega de cestas básicas em uma vila próximo à Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. Segundo Jadson, a mola propulsora do projeto é a solidariedade. “A solidariedade é nosso ponto principal. Fazer o bem sem ver a quem é o nosso objetivo”, ressaltou.
 

G1 Foto: Divulgação
publicado em 07 de Janeiro / 2018 às 07:00

Casa Nova: Prefeito vai discutir alianças locais para as eleições de 2018

Wilker Torres, não passou o ano inteiro só mergulhado nas dificuldades da prefeitura. Esteve o tempo todo antenado com a movimentação política nacional, estadual e as repercussões locais.

“As eleições de 2018 são nacionais e estaduais, mas nem por isso deixam de trazer reflexos para a política local” – analisa – “E, para nós que ganhamos as eleições em uma frente ampla, com todos aqueles que estavam insatisfeitos, hoje precisamos discutir uma nova realidade, realinhar posicionamentos, encontrar caminhos novos e ver o que é melhor para Casa Nova”.

Cita a estrutura administrativa do governo, que contempla diversos partidos, desde os que contribuíram com a campanha e outros que se aproximaram depois da vitória: “Não fizemos discriminação” e completa: “Agora é necessário, diante da crise e das dificuldades, estar unidos. Não dá para dividir nesse momento importante”.

Afirma que, neste início de ano, vai conversar com cada liderança, com cada partido e fortalecer as alianças: “Vamos marchar juntos. Não é possível acender velas para dois santos, não é possível participar do governo e da administração com propostas, objetivos e candidatos diferentes”.

Por Manoel Leão Ascom PMCN
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 23:00

Artigo - O novo ditador de Porto Alegre e a desobediência civil

A luta política no Brasil deve se acirrar em 2018, substituindo o debate necessário de propostas para resolução da grave crise que enfrentamos pelo disparate da grosseria erística e da utilização da força propriamente dito. Com Lula absoluto nas pesquisas e a direita sem um nome que seja páreo, esta aos poucos definitivamente vem demonstrando que não vai participar do processo de forma civilizada, conforme exige a democracia.

Com a iminente possibilidade de Lula ser condenado pelo TRF-4, ainda sem provas convincentes que demonstrem de fato à maioria dos brasileiros que o quer como presidente de novo, que o mesmo de fato cometeu os crimes que lhes são atribuídos, é uma prerrogativa e um direito constitucional de todos aqueles que não concordam com isso poder protestar em Porto Alegre, desde que não se ultrapasse os limites daquilo que é permitido nas mobilizações populares, ou seja, realizar o protesto democrático, respeitando as regras constitucionais.

Mas parece que o prefeito de Porto Alegre, alinhado com às forças políticas que não vencem eleições presidenciais nas urnas em reiteradas quatro vezes seguidas, não concorda que o povo possa realizar seu protesto em defesa daquele que ele acha que deve ser o próximo Presidente da República, conforme todas as pesquisas eleitorais realizadas até então, e que segundo esse mesmo povo ele está sendo desonestamente perseguido política e judicialmente.

O povo quer realizar, e vai realizar conforme todos os prognósticos, uma grande mobilização em favor de Lula em Porto Alegre no próximo dia 24 de janeiro, porque entende que existe de fato perseguição contra o ex-presidente. E quem está dizendo que essa perseguição é um fato verídico é o próprio povo que quer protestar na capital gaúcha, conforme a última pesquisa realizada pelo Instituto Idéia Big Data.

Mas o direito a realizar protestos em Porto Alegre, no dia do julgamento em segunda instância de Lula, está sendo considerado pelo senhor Nelson Marchesan Júnior como desobediência civil, tanto que além de aprovar às pressas uma lei municipal proibindo protestos na cidade com pesadas multas para quem fizer (como na época da ditadura militar), inacreditavelmente ele encaminhou "oficialmente" a Presidência da República a solicitação da presença da Força Nacional e do Exército Brasileiro, porque segundo suas justificativas nas entrelinhas o povo vai fazer uma guerra civil.

O medo de Lula, e o comprovado nojo de povo, estão fazendo esse "nobre" homem público alinhado com as forças políticas que comprovadamente vêm demonstrando em suas atitudes que não têm coragem de enfrentá-lo nas urnas, a adoecer mentalmente, e comprovando também que o que querem mesmo é de novo a Presidência da República sem a participação do próprio povo, ou seja, sem voto. Agora somente falta aquele outro doente político que está sentado na cadeira principal do Palácio do Planalto, aceitar as justificativas e liberar as Forças Armadas contra o povo em Porto Alegre. Coisa mais ridícula!

Genaldo de Melo
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 22:00

Pesquisa aponta que população do interior é a mais satisfeita com a vida

O Índice de Satisfação com a Vida, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), constatou que a população mais satisfeita com a vida reside nos municípios do interior do país. Foi lá onde se atingiu maior pontuação, 66,9 pontos, de uma escala de 0 a 100. Os menos satisfeitos são os que vivem nas periferias, 62 pontos. A pontuação obtida por residentes nas capitais ficou em 64,7 pontos.

Também é no interior onde se tem menos medo de perder o emprego, segundo o Índice de Medo do Desemprego. Lá o índice registrado ficou em 64,5 pontos, enquanto nas capitais e periferias esse índice ficou em 67,5 pontos.

Ler Matéria Completa
Agência Brasil
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 21:00

Lula terá encontros com artistas e intelectuais antes de julgamento

O ex-presidente Lula deverá participar de dois encontros com artistas e intelectuais antes do julgamento de 24 de janeiro. O primeiro, já confirmado, ocorre no dia 16 no teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. O segundo, ainda não oficializado, deverá acontecer no dia 18 no Tuca, o teatro da PUC-SP. A informação é do jornal Folha de São Paulo. Ambos os teatros são historicamente associados à esquerda por terem servido de palco de resistência ao longo dos anos da Ditadura Militar. Lula será julgado em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) no processo do tríplex do Guarujá, pelo qual foi condenado em primeira instância a nove anos e meio de prisão.

Fonte: Folha de São Paulo
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 20:00

Fernando visita a Ilha de Deus e encontra descaso e abandono do Governo de Pernambuco

Grande símbolo do compromisso e atenção social de Eduardo Campos com a população mais carente de Pernambuco, a comunidade da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira, hoje sofre com o descaso do atual governo. Projetos importantes para os quase dois mil moradores foram paralisados a partir de 2015, interrompendo um ciclo de transformações que chegou a servir de modelo internacional. Nesta sexta-feira (05) o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) visitou a comunidade ao lado do vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB) para conversar com as pessoas e conhecer de perto a realidade local.

Articuladora de uma série de projetos sociais a Organização Não Governamental (ONG) Centro Educacional Saber Viver enfrenta sérias dificuldades e está ameaçada de fechar as portas, deixando desamparadas centenas de crianças e mulheres envolvidas em atividades de educação e cultura. Por conta de um convênio não finalizado com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) a ONG está obrigada a devolver R$ 250 mil, mesmo tendo investido os recursos em ações sociais. "Não recebemos nenhuma assistência da Seplag para o gerenciamento deste contrato. Pelo contrário, o que nos disseram lá era que estava na hora de cortar o cordão umbilical da Ilha de Deus com o Governo. Parece que a Ilha de Deus morreu junto com Eduardo", afirmou o gerente administrativo Edy Rocha. Para evitar o fechamento, a Saber Viver agora tenta um acordo com o Governo Paulo Câmara, que obrigará a ONG a pagar R$ 4.500 mensalmente à Seplag. "Somos uma comunidade de catadoras e marisco e plantadores de mangue, como vamos pagar o que não temos?", questiona.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 19:00

II Seminário Internacional água e Transdisciplinaridade será realizado em Brasilia e Rio de Janeiro

Águas pela Paz é o tema do “II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade”, evento que será realizado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2018, no Museu Nacional, em Brasília (DF), e nos dias 13 e 14 de janeiro, com atividades on-line. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participará do painel Água, Gestão de Territórios e Mediação de Conflitos.

A água é o mais básico de todos os direitos humanos e um elemento central para os assuntos globais e para a agenda de desenvolvimento, tendo implicações na paz e na segurança internacionais. Por isso, o painel que terá a participação do presidente do CBHSF terá como objetivo criar um espaço de reflexão para enfrentarmos esses fatos dentro de uma cultura de integração de interesses em torno da água, como forma de resolução não violenta dos conflitos, fortalecendo a cultura de paz.

Ler Matéria Completa
CBHSF
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 18:00

Petrolina: Agência do Empreendedor orienta sobre mudanças no Simples Nacional que favorecem microempreendedores

A Agência Municipal do Empreendedor (AGE) alerta a todos os Microempreendedores Individuais para as novas mudanças do Simples Nacional que já estão em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2018.

A principal novidade do MEI para este ano tem origem na Lei complementar número 155/2016, conhecida como Lei Crescer Sem Medo. Entre outras ideias, essa lei foi criada com o objetivo de beneficiar micro e pequenas empresas que tinham débitos junto à Receita Federal. Além de poder negociar as pendências, a lei complementar regula ainda o aumento de faturamento do MEI.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 17:00

Em Petrolina, renovação de alvará de funcionamento de empresas e ISSQN já podem ser feitos

Termina no dia 31 de janeiro o prazo para o pagamento da taxa de renovação da licença de funcionamento (alvará) dos estabelecimentos instalados em Petrolina, quer sejam industriais, comerciais ou prestadores de serviço.

O mesmo prazo vale para o pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), para profissionais liberais e prestadores de serviço. Os valores dos tributos variam de acordo com o tamanho do estabelecimento e com a atividade desempenhada por cada profissional.

O tributo deverá ser pago em parcela única ou em até cinco vezes, vencendo a primeira parcela em 31 de janeiro e as demais parcelas a cada 30 dias, de acordo com os valores impressos nos carnês, não podendo a parcela ser inferior a R$ 50.

Quem não receber o carnê de pagamento das taxas até o dia 20 de janeiro, deverá procurar a Diretoria de Administração Tributária, da Prefeitura de Petrolina, instalada na Secretaria Executiva de Tributação, na Avenida Guararapes, 2114, centro da cidade, para retirada da taxa, de segunda a sexta-feira, entre 07h e 13h. 

Ascom-PMP
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 16:30

Governo do Rio Grande do Norte decreta estado de calamidade no sistema de segurança pública

O governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade no sistema de Segurança Pública do Estado. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial neste sábado (6), o motivo é a greve dos policiais civis e militares e o aumento da violência.

“Considerando o aumento dos índices de violência decorrente da paralisação das atividades dos policiais militares e civis, consoante os dados expedidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social”, argumenta o governador Robinson Faria no decreto.

De acordo com a publicação, enquanto perdurar a situação, ficam disponíveis para atendimento aos serviços necessários do Sistema de Segurança Pública todos os bens, serviços e servidores da Administração Pública Direta ou Indireta.

Os órgãos da Segurança ficam autorizados a contratar "quaisquer serviços e bens disponíveis, públicos ou privados, com vistas ao reestabelecimento da normalidade no atendimento aos serviços de segurança pública".

A vigência do decreto é de 180 dias a serem contados a partir deste sábado (6). O Rio Grande do Norte também está em situação de calamidade na Saúde Pública e no Sistema Prisional do Estado. No RN, 153 cidades também estão em situação de emergência por causa da seca.

O estado passou por uma onda de arrombamentos, durante uma greve de policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros, iniciada no dia 19 de dezembro de 2017. Vários arrombamentos e assaltos foram registrados nos primeiros dias. A Justiça considerou o movimento ilegal e determinou o retorno dos policiais ao trabalho, bem como a prisão de militares que incentivassem a paralisação, mas as categorias permaneceram em greve. Ninguém foi preso até o momento.

Para reforçar a segurança do estado, o governo federal enviou 2,8 mil homens das Forças Armadas. Desde a chegada dos militares, na sexta-feira (29), houve redução do registros da crimes no estado, segundo o comandante da operação Potiguar III, general Rinauto Fernandes.

Jornal O Poti
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 16:00

Uneb: José Bites (reitor) e Marcelo Ávila (vice) tomam posse para quadriênio 2018-2021

Ovacionados pelo público que lotou o Teatro UNEB, o reitor reeleito da universidade, José Bites de Carvalho, e o vice-reitor eleito, Marcelo Ávila, tomaram posse em cerimônia realizada nesta sexta (5), no Campus I, em Salvador. Os professores serão responsáveis por conduzir a gestão universitária pelo quadriênio 2018-2021, após vitória da chapa com 64,46% dos votos válidos da comunidade acadêmica na última eleição. "Continuaremos construindo um projeto de universidade popular, democrática e plural, reafirmando nossas reflexões e nosso posicionamento em defesa da universidade pública, gratuita e inclusiva", destacou Bites (veja discurso de posse). 

O reitor reeleito ressaltou ainda que para a consolidação de uma universidade popular, é preciso que sejam garantidas sua sustentabilidade e autonomia. Assim, a UNEB será capaz também de potencializar os efeitos da "transformação e emancipação social de suas atividades finalísticas". De acordo com Marcelo Ávila, o trabalho e o compromisso com técnico-administrativos, docentes e estudantes da UNEB serão marcas da nova Vice-Reitoria. 

Ler Matéria Completa
Ascom Uneb
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 15:53

Hospital Regional: médicos continuam com salários atrasados e Sindicato ameaça primeira greve de 2018

Segundo informações, os médicos não receberam os salários de dezembro. Por este motivo se os salários não forem pagos deve acontecer a primeira greve de 2018.

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, paralisaram as atividades no último dia 13 de dezembro, mas voltaram ao trabalho. Segundo a categoria, eles não receberam o salário de dezembro e nem a segunda parcela do 13º. Ano passado os médicos paralisaram as atividades três vezes. Em janeiro, outubro e dezembro.

O Hospital Regional possui 74 médicos e realiza em média 200 consultas por dia, nas áreas de ortopedia e cirurgias clínicas. O Hospital atende pacientes de mais de 55 municípios da Bahia e Pernambuco e até do Piauí. Centenas de pacientes estão com consultas e cirurgias marcadas para 2018.

A reportagem desse Blog, através da assessoria de imprensa do hospital, procurou o contato da empresa que administra o Hospital Regional de Juazeiro, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Castro Alves, mas não obteve resposta. Por sua vez a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que vem realizando pagamentos regulares à associação, e que em novembro, repassou R$ 3,6 milhões ao hospital.

Redação blog Foto: Ney Vital
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 15:00

Univasf realiza processo seletivo para estágio na área de Engenharia Civil

A Assessoria de Infraestrutura (INFRA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou edital de seleção para duas vagas de estágio na área de Engenharia Civil. As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 e 19 de janeiro e, para participar da seleção é preciso estar cursando até o 6º período em qualquer instituição de ensino superior.

Para se inscrever, os estudantes devem encaminhar para o e-mail infra@univasf.edu.br os seguintes documentos, em formato PDF: ficha de inscrição (Anexo I do Edital) e comprovante de matricula do semestre vigente, emitido pela instituição de ensino. Os candidatos precisam  ter conhecimentos avançados em AutoCAD (2D) e Excel,  e conhecimentos básicos em Revit.

Ler Matéria Completa
Ascom Univasf
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 14:00

Políticas desenvolvidas pela SecultBA contemplaram a diversidade dos 27 territórios de identidade baianos

Ações e projetos realizados de forma participativa, articulando instituições públicas, privadas e sociedade civil, movimentaram o ano de 2017 da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O balanço anual foi avaliado de forma positiva pela superintendência, que é responsável por ações para o desenvolvimento territorial da cultura para o benefício dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, respeitando as diferentes características que compõem a diversidade cultural do estado.

O superintendente da Sudecult, Sandro Magalhães, reafirma a importância fundamental da organização e institucionalização do campo da cultura para as políticas públicas na Bahia. "Com programas inovadores, parcerias com a comunidade cultural e uma equipe dedicada, estamos avançando na institucionalização nos municípios, na ampliação das ações de cidadania cultural e na dinamização dos espaços culturais na Bahia", declara, destacando a dedicação dos profissionais da superintendência, formada pelas diretorias de Territorialização da Cultura (DTC), de Espaços Culturais (DEC) e de Cidadania Cultural (DCC).

Ler Matéria Completa
Ascom/Bahia
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 13:00

Estupro: Rede de Atenção Violência contra a mulher fará protesto em Jacobina

O Movimento de Mulheres de Jacobina, recebeu o grupo de mulheres de Senhor do Bonfim e de Salvador. O objetivo foi se solidarizar com a jovem de 18 anos, vítima de estupro na boate Mirante em Jacobina. O encontro teve a participação de Sandra Munhoz, da Rede de Atenção Violência Contra as Mulheres de Salvador; Tatiana Tarrão, psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Jacobina; Andréia Magalhães, psicóloga e integrantes da Câmara de Mulheres do Piemonte Norte do Itapicuru de Senhor do Bonfim, Zélia e Onília do Sindicato dos Comerciários de Jacobina.

O resultado do encontro foi a realização de um protesto na próxima terça-feira, dia 9, data que está marcada a primeira audiência envolvendo Marcus Machado, acusado de ter estuprado a jovem de 18 anos.

Ler Matéria Completa
Redação blog
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 12:00

SAAE intensifica trabalho das equipes no período de chuvas e pede que a população colabore

Para reduzir os transtornos provocados pela ultima chuva que caiu na cidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro intensificou o trabalho de manutenção nas redes coletoras de esgoto e limpeza dos Poços de Visita (PVs). De acordo com a chefe do Setor de Esgotos, Evanilda Barros, todas as equipes estão de prontidão e, como há previsão de mais chuva para o final de semana, o serviço de plantão também será ampliado.

Uma prática comum em muitas residências é a água da chuva ser ligada diretamente na rede de esgoto o que provoca o extravasamento já que a rede de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva. As equipes do SAAE alertam os usuários no sentido de que evitem jogar lixo dentro do PVs, pois isso acaba obstruindo a rede e dificultando o serviço de limpeza.

Ler Matéria Completa
Antônio Pedro/Ascom SAAE
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 11:46

Aos 91 anos, morre o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony

O jornalismo e a literatura estão de luto. Morreu às 23h10 de sexta-feira (5), o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926. Filho do jornalista Ernesto Cony Filho e de Julieta Moraes Cony, ele começou no jornalismo em 1952 no Jornal do Brasil. Atualmente, estava na rádio CBN.

Cony teve um longa carreira em redações, passando pelos jornais Correio da Manhã e Folha de S. Paulo, onde tinha uma coluna. Como escritor, lançou O Ventre, em 1958; Uma história de amor, em 1977, e Quase memória, em 1995, que vendeu mais de 400 mil exemplares. Em 2000, o escritor vencedor de três prêmios Jabuti e foi eleito para a ABL.

O jornalista, que andava muito desiludido com o Brasil, foi alfabetizado em casa. Estudou em um seminário em Rio Comprido, Zona Norte do Rio, até 1945, quando decidiu mudar de vida antes de se ordenar padre. Cony chegou a cursar a Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, mas também interrompeu os estudos, desta vez, para ter a sua primeira experiência como jornalista no Jornal do Brasil, cobrindo férias do pai.

Depois de um acidente em 2013, em uma viagem para a Alemanha, no qual bateu a cabeça e teve um coágulo no cérebro, ficou com os movimento do lado direito do corpo comprometidos e, uma das coisas que o deixou mais chateado foi quando um cheque seu voltou porque a assinatura não batia. 

Em março de 2016, o escritor, que vivia recluso e aos cuidados de enfermeiros, concedeu uma entrevista exclusiva ao Correio, em seu apartamento na Lagoa, no Rio de Janeiro. Na conversa, às vésperas de completar 90 anos, não escondeu seu pessimismo com a vida e com o Brasil. "O país é um Frankenstein, feito de pedaços dos outros e que não tem identidade", criticou. Ele se dizia contra qualquer governo. Além da fumaça do charuto, o que mais o agradava eram as cores preta e branca. O colorido o confundia, segundo ele.

Rádio Globo
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 11:00

Estado ofertará 30 mil vagas de Educação Integral em 2018

A Secretaria da Educação do Estado ofertará cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o Ano Letivo de 2018, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. A modalidade será ofertada em 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia.

As 13 novas escolas que irão ofertar a modalidade estão em Salvador, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Amargosa, Barreiras, Valente, Senhor do Bonfim e Entre Rios. Veja a relação das escolas que ofertam a modalidade no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Ascom/Petrolina
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 10:00

SESP segue com ações preventivas para minimizar efeitos das chuvas

As ações preventivas para minimizar os efeitos das chuvas, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) seguem com trabalho da escavadeira hidráulica que executou serviço de limpeza nesta sexta-feira (05), no canal Mulungu, nas proximidades do bairro Tabuleiro, beneficiando também o bairro Itaberaba. O objetivo da limpeza é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, reduzir a proliferação de muriçocas, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens.

O secretário de Serviços Públicos Celso Leal, destacou que todos os canais de Juazeiro foram limpos duas vezes em 2017, totalizando aproximadamente 120 quilômetros de extensão e beneficiando uma média de 20 bairros. “Estamos executando a limpeza desses corredores e é preocupante a quantidade de lixo jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, enfatizou Celso Leal.

Ler Matéria Completa
Luzete Nobre/SESP
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 09:55

14ª CAMPANHA “12 DIAS DE CLAMOR PARA 12 MESES DE VITÓRIAS”!

O Ministério Batista Ebenézer, iniciará mais um Ano Novo aos pés do Senhor, com Pregações edificadoras para sua vida, orações, clamor e muito louvor. De 06 a 17 de Janeiro de 2018 será realizada mais uma Campanha pela 14ª vez.

Você onde quer que esteja, perto ou longe, estamos lhe esperando...

Venha participar e seja abençoado!

Coordenação de Eventos do MINBE

publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 09:00

Homem é assassinado na zona rural de Petrolina

Um homem de 42 anos foi morto a tiros nesta sexta-feira (5) na Zona Rural de Petrolina. O crime aconteceu na Trav. V, em Frente Nº 58, Zona Rural, Projeto Senador Nilo Coelho N-03, em Petrolina. Segundo informações do 5º BPM, por volta das 12h35min desta sexta-feira, dia 05, a central de operações recebeu uma informação que na Zona Rural, Projeto Senador Nilo Coelho N-03, mais precisamente na Travessa V, em Frente Nº 58, teria ocorrido um homicídio.

De imediato a central de operações do 5º BPM, acionou a GP 25107 para se deslocar ao local do fato, onde de sua chegada ao local foi constado a veracidade do fato, que ocorreu um homicídio contra a pessoa de Jarbas Gonçalves da Silva, 42 anos, e segundo testemunha a vítima estava dentro de uma lanchonete jogando sinuca, quando dois indivíduos não identificados numa  moto vermelha, sem identificação de placa, chegaram e sem falar nada,  efetuaram 5 (cinco) os disparos, sendo 3(três) na cabeça e 2 (dois) no tórax e pela gravidade dos ferimentos veio a óbito no local.

Logo foram acionadas ao local as GT Operações, Oficial de Supervisão, GT GATI e NIS 4, para colher mais detalhes e efetuar incursões no local para capturar possíveis suspeitos do assassinato. Após consulta foi visto que, a vítima estava no regime aberto com prisão domiciliar, assinando mensalmente, onde sua saída do presidio foi no dia 14/12/16. O fato foi registrado pela GP 25107 na 1ºDPC para as devidas providências.

Com informações do 5º BPM
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 08:36

Asfaltamento da BR-235, entre Campo Alegre de Lourdes e Remanso, continua a todo vapor

A população campoalegrense pode ficar tranquila pois o asfaltamento da BR-235 continua a todo vapor. Foi o que nos informou nesta sexta-feira (05/01), o engenheiro responsável pela obra, Francisco, da Vegeele Construções. São cerca de 30km pavimentados até o momento, de um total de 113km (trecho que liga Campo Alegre de Lourdes a Remanso).

Esta é uma luta abraçada pelo deputado federal José Carlos Araújo e pelo prefeito municipal Dr. Enilson, que buscou de forma incansável realizar este sonho esperado há mais de 50 anos pelo povo. “Estes serão os últimos meses de lama na estrada que liga Campo Alegre de Lourdes a Remanso, os últimos meses de sufoco”, ressalta Dr.Enilson. De acordo com o prefeito, para que a obra se concretizasse contou com o apoio de várias lideranças da região e, principalmente da força e do prestígio do deputado federal José Carlos Araújo.

Ascom Campo Alegre de Lourdes
publicado em 06 de Janeiro / 2018 às 08:00

Casa Nova: Mesmo sem o AFM do Governo federal prefeitura paga o mês de dezembro

A promessa do governo federal de repassar aos municípios uma AFM – Auxílio Financeiro aos Municípios, dentro do exercício de 2017 não foi cumprida.

A CNM – Confederação Nacional dos Municípios, conseguiu a muito custo arrancar do Presidente Temer e do Ministro Eliseu Padilha o compromisso de um repasse emergencial de 2 bilhões, que seriam utilizados para o pagamento do 13º e da folha de novembro, mas apesar dos esforços, as três edições extras Diário Oficial dos dias 26 e 27 de dezembro não trouxeram a MP – Medida Provisória autorizando o repasse e até hoje, 04/01, nada foi autorizado.

Ler Matéria Completa
Por Manoel Leão Ascom PMCN
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.