Ilha do Fogo “há de fazer alarde antes que seja tarde”

09 de Apr / 2024 às 10h00 | Espaço do Leitor

Apesar da fama que persegue a ilha do fogo a anos (local de marginais, malandros), as pessoas de bom gosto da população de Juazeiro e Petrolina encontram nela um melhor acesso e proximidade.

Muitos banhistas, nadadores, desportistas, frequentam diariamente a Ilha do Fogo para realização de atividades físicas, afetos, amizade bem-estar e principalmente aos fins de semana, famílias inteiras, dirigem-se a ela como uma das poucas alternativas de lazer gratuito e de fácil acesso.  

Palco de algumas lendas a Ilha do Fogo se caracteriza pela singular tradução do abandono pelo poder público das duas cidades, com maus tratos, tanto nas estruturas físicas, quanto na sua vegetação que lhe é caraterística.  

Exemplo disso foi a rampa de acesso, que estava totalmente desgastada, mostrando visivelmente o risco de vida para os frequentadores.  Preocupados com essa situação um grupo de frequentadores, alguns com mais de 30 anos de convívio com a Ilha do Fogo.

Neste sentido, A TERCEIRA MARGEM, fez uma mobilização   junto aos demais banhistas e frequentadores, com o propósito de revitalizar ou construir uma nova escada ou rampa. 

Nessa perspectiva, foi pensado uma ação coletiva através de uma vaquinha, tendo Nelito como administrador do grupo, que traçou em conjunto uma meta de contribuição no valor de R$ 10.000,00, para dar prosseguimento a ideia que foi se fortalecendo com o número de doações. Várias sugestões foram surgindo durante o processo e definiu-se pela opção de uma escada provisória e em seguida uma nova rampa.

A parceria com o setor público foi importante, afinal a Ilha é um espaço público que deve ser melhor zelado pelos gestores e legisladores locais. A prefeitura de Petrolina fez a doação de uma parte da madeira (prancha linhas e caibros) para confecção da escada e da rampa. Também o vereador Lourival Quirino, fez uma interlocução junto a prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Administração- SEAD para dar apoio a execução da escada, mobilizando a equipe técnica para realizar a construção da escada e da rampa. O apoio dado pelas Prefeituras de Juazeiro e Petrolina, é um exemplo prático de quando há  interesse e compromisso com a Ilha do Fogo, as coisas podem ser melhor cuidadas, manifestamos nossos agradecimentos por isto.

Ressaltamos que o trabalho foi realizado com esforço individual de Nelito (respaldado pelo grupo), na articulação e compra dos materiais que foram todos adquiridos com os recursos do grupo, desde pregos, martelos, barra roscada e chatas, tábuas, além do aluguel da serra circular, entre outros. Todas as informações foram sendo colocadas no grupo no decorrer das ações e acompanhadas por todos participantes.

Com a consolidação do projeto, muitos sentimentos de pertencimento foram tomando conta dos frequentadores/ banhistas acostumados a ver o dia clarear na ilha do fogo.  Afinal trata-se de um bem da natureza em nossas mãos, um apêndice da nossa região que não pode ficar abandonada, entregue ao descaso da população usuária e do poder público.

Eis aí o resultado do esforço coletivo, uma iniciativa que não deixa de ser uma ousadia diante do histórico descaso público com um lindo pedaço do Vale do São Francisco. Por isso, A TERCEIRA MARGEM vem reforçar o sentimento de cuidado, carinho e conservação da Ilha do Fogo, este patrimônio natural e cultural que pertence a nossa  comunidade e precisa ser preservado de forma limpa e bonita para e por todas as gerações.

Como diria o poeta nordestino Antônio Marinho: “Planta que se aduba a fruta é sempre madura, a flor não perde a essência”.

VIVA O RIO SÃO FRANCISCO, SUAS ÁGUAS E SUA CULTURA!!!!

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.